A corrida por baterias de estado sólido
A próxima grande inovação em eletromobilidade
03.08.2023 | Porsche Consulting – The Magazine
As baterias de estado sólido podem mudar o cenário do mercado de veículos elétricos. Entretanto, a possibilidade de essa nova geração de baterias se tornar um verdadeiro divisor de águas depende do sucesso dos pesquisadores e desenvolvedores nesse campo.
De acordo com o Dr. Fabian Duffner, Sócio de Tecnologias Avançadas da Porsche Consulting, as baterias poderiam não apenas revolucionar o mundo automotivo, mas também permitir a eletrificação de aeronaves, por exemplo. Suas principais vantagens incluem maior alcance, tempos de carregamento mais rápidos e maior segurança. Acima de tudo, elas dão aos fabricantes de automóveis a chance de se libertarem mais cedo da dependência dos produtores de células asiáticos. Em contraste com os principais produtores de baterias convencionais de íons de lítio, a maioria dos líderes em tecnologia de estado sólido são start-ups dos EUA.
No entanto, Duffner adverte contra a euforia. "As baterias de estado sólido não são uma certeza", afirma ele. "Vários desafios, tanto técnicos quanto econômicos, precisam ser superados antes que a produção industrial possa começar." Seis áreas-chave de atividade são importantes: melhorar as propriedades do produto e do material; transformar a produção em padrões de larga escala; integrar as baterias aos sistemas dos veículos; estabelecer cadeias de suprimentos robustas para novos materiais e maquinário; reduzir os custos de produção; e financiar o desenvolvimento em série e o estágio de aumento de escala.